TrancaRua
Friday, February 27, 2004

STARBUCKS, MOBY DICK E O PAGANISMO
Nao sou o primeiro a sentir o chamado pagao do simbolo da mega-cadeia de cafeterias americana Starbucks.
A figura no logo, de expressao e tiara estrelada algo diabolicos, trata-se de uma sereia de dois rabos. Sereias nas suas representacoes inocentes hodiernas sao descaracterizadas. Desde a antiguidade elas sao comedoras de homens, prostitutas de netuno, quimeras sexuais com grandes yonis bacalhonescos. No logo, o gesto de apartar as caudas expondo a genitalia lembra as representacoes de fertilidade e seducao femininas em culturas antigas. O advento das grandes religioes absorveu, sublimou (vide virgem) ou suprimiu este elo da mulher com o mundo selvagem atraves de sua sexualidade. A sugestao no gesto da sereia tambem tambem nao resistiu ao puritanismo americano e o simbolo original da Starbucks foi velado pelos seus proprietarios. Este era o logo da primeira loja, aberta em Seattle:

Jah o nome da marca foi emprestado aa um ordenanca do capitao Ahab, em Moby Dick, um livro maldito. O proprio autor tinha consciencia disto apos escreve-lo. O genio da obra prima do Herman Meville esta no comentario cabalistico dele sobre o deus cristao. O deus baleia nao eh soh "omnipresente mas imortal". "Lancas e espinhos cravadas nos flancos, ele vai nadando, imaculado." Ja se falou que o deus baleia do livro eh vingativo e sanguinario como o deus do velho testamento, mas eu fico com uma das vozes de Meville no livro, a do doutor-a-bordo um agnostico que diz que: "... o que voces tomam por malicia na baleia branca eh, na verdade, apenas sua onisciencia". Nunca o tendo visto alguns baleeiros no livro duvidam de sua existencia. Ishmael, o narrador associa a visao do deus baleia, poeticamente, "aos abismos inumanos e imensidoes do univreso" e "ao arco-iris incolor do ateismo".
No capitulo 113 (The Forge), Ahab batiza um arpao destinado aa Moby Dick. Untando o ferro com o sangue dos seus arpoadores pagaos ele goza da formula batismal: "Ego non baptizo te in nomine patris," ele diz "sed nomine diaboli" (Nao te batizo em nome do pai, mas em nome do demo!).
Uma tese de semiologia poderia ir muito mais longe q'uestas minhas viagens, mas provavelmente seria muito chata. Por outro lado a maioria dos consumidores de cafe, dos pedestres habituais que passam debaixo das placas com os logos, nao esta nem ai pra quaisquer viagens. Estes, veem apenas uma marca, cafe com leite por 2 dolares, lojas abrindo em areas urbanas renovadas. Teem todas suas razoes para C&A (Cagar e Andar) para toda o simbolismo. Intuem que a marca esta cumprindo sua missao institucional: tornar-se onipresente. A sereia esta em toda parte. E assusta os pobres, que nao gostam qdo abre uma Starbucks (ou mercadinho de produtos organicos) em sua vizinhanca pois isto significa que os yuppies estao chegando e junto com eles a inflacao nos precos dos alugueis.
A medida que a loja vai s'espalhando mundo afora, na sua trajetoria inexoravel ao absoluto, vai substituindo a percepcao que outras marcas americanas ocupam no imaginario coletivo mundial, que associa o capitalismo e os Estados Unidos ao mal. De fato, a quimerinha de dois rabos eh muito mais interessante que o M do Macdnonalds, cai bem como simbolo deste capitalismo pagao que vem para barbarizar com tradicoes, particularismos e cafezinhos de esquina.

